A Leishmaniose é uma zoonose de importância mundial, é causada pelo protozoário leishmania que acomete, a infecção causa doenças cutâneas e viscerais em mamíferos, sendo os humanos, caninos, roedores e felinos os mais acometidos.
O ciclo da doença ocorre através do repasto de seu hospedeiro intermediário: flebotomineo, conhecido popularmente como “mosquito palha”, que se contamina durante a alimentação de um hospedeiro e transmite para o outro no repasto.
- O pet contaminado pode passar longos períodos assintomático e não são capazes de transmitir diretamente para humanos e outros animais, permanecendo apenas como reservatório do protozoário podendo infectar outros mosquitos que se alimentem do sangue dele. Em casos onde há sintomas, os mais comuns estão entre:
- Lesões de pele
- Emagrecimento
- Hiperqueratose nasal
- Crescimento exacerbado das unhas
- Secreções oculares
Se o pet apresentar qualquer um destes sinais clique aqui e agende uma consulta.
A prevenção ainda é a melhor forma de lidar com a doença, manter o quintal limpo e livre de lixos e matéria orgânica diminui a proliferação do mosquito, proteger o pet com coleiras e pour-on com inseticidas e repelentes, e a pulverização de ambientes. O tratamento diminui a carga parasitária e promove a melhora dos sintomas no paciente mas não o torna livre da doença.